Dica de estudo - ditado rítmico

Pra quem não sabe, o Pozzoli rítmico em áudio aqui do blog pode servir para outras finalidades, como o estudo de percepção rítmica.
 
Ouvir x Escutar
 
Uma das partes fundamentais no estudo da música é o estudo da percepção musical, ou seja, tudo que está relacionado à compreensão musical através do 'ouvir'. E ouvir, nos dias de hoje, é algo extremamente complicado - já explico.
 
Andamos com tantas atividades no dia a dia que não temos mais tempo pra parar e ouvir música, por exemplo. Ipod, Mp3 player, smartphone, ou qualquer outra tecnologia que nos permita levar a 'música no bolso', tem culpa nisso. A possibilidade de ouvir escutar música em qualquer lugar, também nos faz ouvir escutar música fazendo qualquer outra coisa; e a atenção ao que estamos ouvindo se perde. É óbvio que para um estudante de música, isso se torna um inimigo do progresso, e é possível que nem se perceba.
 
 
Pozzoli em áudio - dupla função na hora de estudar
 
O Pozzoli rítmico, como todo 'bom estudante' de música sabe, é um livro que se destina ao estudo das divisões rítmicas, compassos simples e compostos, dentre outras coisas. Aqui no blog, eu disponibilizo, gratuitamente para download, este livro inteiro em áudio. Se ainda não possui, entre nos links:

O que nem todos sabem, é que esse material tem dupla função:
  1. Auxiliar na leitura rítmica dos exercícios do Pozzoli
  2. Servir de DITADO RÍTMICO, para exercício da percepção rítmica

Pois aí vai a dica:
 
Escolha um áudio que seja compatível com seu nível de leitura. Por exemplo: se consegue ler somente até à terceira séria do Pozzoli, então, escolha um desses exercícios.
 
Atenção à fórmula de compasso. Cada áudio que você baixou possui o número da série, bem como a fórmula de compasso indicada.
 
Use o áudio como um ditado rítmico. Toque o áudio algumas vezes, e tente escrever o que conseguir. Se quiser, se concentre em alguns compassos, depois avance para os próximos.
 
Corrija os exercícios. O próprio livro servirá para lhe mostrar os erros e acertos.
 
 
Se errar, não pare. Continue. O estudo da música deve ser um processo cauteloso, mas prazeroso. Vá em frente, e bons estudos!
 
 


0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''