Teclado x Violão - Qual devo escolher?


Essa é uma pergunta muito comum entre os interessados em estudar algum instrumento. Quando não procuram por bateria, contrabaixo, instrumentos de sopro, gaita de foles, ou outros instrumentos comuns, é bem provável que o instrumento desejado seja teclado ou violão. Mas porque?

Tenho 2 respostas pra isso.

  1. Esses instrumentos são relativamente baratos, em comparação com os outros citados acima. O preço de um teclado para estudo (não vou citar marcas), custa certa de R$600,00 ou um pouco menos. O preço de um violão também não sai por mais que R$500,00 (instrumento para estudante também). Portanto, são de valor acessível e muito fácil de comercializar, se no futuro pretender vendê-lo.
  2. Existe um 'mito' de que são instrumentos simples, ou mais fáceis de tocar, logo, mais fáceis para aprender. Mas isso é uma tremenda bobagem. Qualquer instrumento musical tem suas particularidades, coisas que o fazem ser de difícil estudo, ou de fácil entendimento. Vai depender de você; de quanto tempo tem para estudar e quanto tempo quer gastar pra estudar.

Ainda que seja um 'mito' a idéia de que esses instrumentos sejam mais fáceis, ou mais difíceis, eles são os mais apreciados nas escolas de música.
Mas afinal, qual deles é o mais fácil? Ou melhor, um deles é realmente mais fácil que o outro? Qual dá para aprender mais rápido?
Assim como disse antes, todas essas coisas vão depender de quanto você quer gastar: tanto em dinheiro, quanto em tempo (principalmente). Pensando nisso, montei uma apresentação muito simples, mostrando justamente a simplicidade de cada um desses instrumentos quanto à técnica: o básico para se tocar uma música, os acordes maiores e os acordes menores - em cada um deles.
O objetivo aqui não é ensinar a tocar - embora esse material possa servir de apoio à jovens estudantes e interessados - mas sim esclarecer se um desses instrumentos é ou não mais fácil que o outro para se aprender. Já mostrei aqui no blog um método muito bom de musicalização infantil utilizando um teclado e 'muitas cores'.

Musicalização Infantil! Como ensinar música para crianças

Confira se está no 1º slide abaixo do texto:

As imagens do violão foram tiradas do blog Aulas de Violão OnLine

O legal mesmo é quando esses dois instrumentos estão juntos pra fazer música boa. Não importa o estilo, o gosto. O importante é amar a música.


2 comentários:

  1. muito legal obrigada

    ResponderExcluir
  2. Estou aprendendo tocar violão mas a coisa ficou complicada pois a parte de escalas pentatômicas não estou conseguindo absorver esse estudo, sempre quis aprender tocar teclado ,achas uma boa eu parar no violão e tentar aprende teclado,por mais que eu pratique não estou vendo resultados maiores a cerca do que eu ja aprendi no violão.

    ResponderExcluir

''A vida tem trilha sonora''