MuseScore - Editando suas músicas (partituras)


Com certeza, se você é um músico 'atualizado' com os recursos tecnológicos, deve conhecer os softwares Finale, Sibelius ou Encore. Provavelmente deve ter problemas para editar suas partituras, seja por causa de programas que expiraram (no caso do Finale, já que essas reclamações são comuns), ou então dúvidas em relação à uma ou outra função do software, como fazer determinadas coisas que são muito simples quando escrevemos "à mão" - 'com aquela letra linda'.

Editores de partituras

Pois, para ajudar os mais desesperados, surge mais um software que promete auxiliá-los nas tarefas mais difíceis: o MuseScore.

Clique na imagem para ampliar

À primeira vista, o programa parece bastante enxuto; e realmente é. As opções estão dispostas por categorias como Ornamentos, Barras de Compasso, Dinânicas, Repetições, entre outros.
A logo do programa já mostra tudo: um programa simples para nós, 'humildes músicos'.
Mas vamos ao que interessa. O que o programa disponibiliza de ferramentas e opções:

1. Número de pautas ilimitado
2. Até 4 vozes por pauta
3. Permite escrever a partitura com o mouse, teclado ou entrada MIDI (um controlador conectado ao pc, por exemplo)
4. Sequenciador integrado e software sintetizador FluidSynth
5. Importação e exportação de formatos MusicXML (os fãs do Finale saberão como isso é importante) e Standard MIDI Files
6. Disponível nos principais sistemas: Windows, Mac, Linux
7. Traduzido para 43 idiomas

...enfim!!! Não vou listar aqui todas as opções; apenas algumas principais para mostrar que o software é realmente promissor.
Link direto para download aqui. Ou se preferir, visite a página do programa e descubra mais: MuseScore


Em breve, dicas e tutoriais sobre o software.

6 comentários:

  1. Minha dúvida: como ele é para escrita de música contemporânea? Fórmulas de compassos e andamentos diferentes em instrumentos diferentes ao mesmo tempo, clusters, curvas melódicas com grossura variável (ex. Krzysztof Penderecki), técnicas extendidas (ex. Luciano Berio), armaduras de claves com bemóis e sustenidos ao mesmo tempo... Essa é minha principal dificuldade com os softwares tradicionais :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael. Esse programa é muito 'manipulável'. Você pode modificar barras de compassos e andamentos sim; já curvas melódicas, você tem como simular, com uma ferramente de desenho que o programa tem. As outras, é questão de pesquisar mesmo. Logo colocarei mais informações sobre o software.

      Excluir
  2. Also check http://musescore.com/sheetmusic

    ResponderExcluir
  3. Nas partituras de salmos, na musica liturgica, aparece sempre na parte de salmodear, a pauta sem compasso. Como se faz para conseguir que a letra corresponda à nota, pois é habitual que a uma só nota corresponda uma frase com mais que uma palavra, ás veses frases bem compridas.
    Obrigado pelo esclarecimento que possam dar-me.
    AVELINO (Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Avelino. Obrigado pela visita, e desculpe pela demora.
      O programa que eu utilizo mais é o Finale (versão 2014). Ainda não encontrei a função de texto deste jeito que você precisa, mas acredito que antes da impressão seja possível mover o texto como objetos pela página, deixando ele no lugar desejado.
      Abraço

      Excluir

''A vida tem trilha sonora''