Escrever partituras e edição de partituras no programa Finale - Dúvidas Resolvidas (tutorial)


Qual músico hoje não conhece esses softwares para edição de partituras: Encore, Finale, Sibelius... ?
Realmente, esses programas nos ajudam e muito quando precisamos escrever partituras, arranjos, ou até mesmo composições.
O Encore foi o mais usado por um bom tempo. Sendo de fácil manuseio, mas com poucos recursos, este programa auxiliou músicos e produtores em seus trabalhos. Porém, outros programas surgiram, e com novos recursos, melhor desempenho e outras coisas mais.
Embora hoje tenhamos muito mais acesso à vídeos e tutoriais que nos explicam como utilizar esses softwares, muita gente ainda tem dificuldade em encontrar as respostas para suas perguntas quando se trata de assuntos mais específicos nesses editores.
Como o Finale é provavelmente o mais difundido desses poderosos editores de partituras, estarei disponibilizando um tutorial muito bom (em ingles) deste mesmo programa. Basta descompactar o arquivo, que está em Winrar (download do Winrar aqui), e depois colar tudo numa única pasta. Pronto. Abra o arquivo que está em Flash e ele te direcionará para os tutoriais, que estarão numa lista de menu.

Abaixo, o link direto para o download. 
Espero que gostem.

Clique na imagem para baixar.

11 comentários:

  1. Fernando, gostaria de saber como otimizar uma partitura no finale 2011.
    Elizeu (lzunascimento@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizeu.. o que gostaria de otimizar na partitura? Alguma parte em especial? Articulações, dinâmicas.. ?

      Excluir
  2. oi tudo bem? gostaria de excluir temporariamente duas pautas musicais na partitura durante um movimento, mas elas tem que voltar no movimento seguinte. isso é possíve??? espero uma resposta. muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael. A opção de excluir trechos de pautas no Finale funciona com pautas que ficam apenas com pausas em uma página e que volta a notação na próxima, ou próximas páginas. Ainda não vi esse recurso de excluir pautas que voltam despois. Dá uma olhada nesse vídeo. Ele mostra o recurso que te falei, talvez encontre algo que te ajude. Obs.: está em inglês.

      http://youtu.be/XG8CCUjQaDo

      Excluir
  3. eu gostartia que esses tutoriai que vc disponibilizou em ingles, estivessem também em portugues. seri aposséivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Os tutoriais são do fabricante do Finale, portanto, são em inglês.

      Excluir
  4. Olá, preciso de um programa que me ajude a colocar as notas das músicas em partitura, pois tenho somente as cifras... São composições minhas e gostaria de registrá-las, gostaria de sugestões. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Qualquer dos programas da foto acima (Finale, Encore, Sibelius), e ainda um outro que você encontra aqui nesse post - http://fernandobritto.blogspot.com.br/2012/02/musescore-editando-suas-musicas.html - servem para escrever partituras. No caso, você precisa ter um conhecimento prévio de teoria musical, além de prática o software escolhido. Caso tenha interesse, eu escrevo partituras para registro. Se quiser, me mande um e-mail que combinamos. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Como por pausas no finale 2011?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta escrever a figura relacionada à pausa que você deseja, e, com o cursor, ficar sobre a figura escrita e digitar 'backspace'. Por exemplo: você quer uma pausa de seminima; escreva a seminia, depois volte com o cursor em cima da seminima de novo e pressione o backspace, isso transformará a figura em pausa.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. como alterar a fonte dos acordes deixando negrito, mais fortes par visualizar?

    ResponderExcluir

''A vida tem trilha sonora''