Documentário Stephen Hawking - Master of the Universe

Olá a todos os leitores do blog. Hoje estou postanto um vídeo nada musical, porém, não menos interessante. Trata-se do documentário sobre o grande astrofísico e cosmólogo Stephen Hawking. Como estou meio sem tempo de escrever por mim mesmo, vou postar um resumo do seu trabalho de um site de minha confiança. É importante ressaltar que Hawking é hoje uma mentes mais brilhantes do mundo sendo suas teorias fundamentais para o avanço da física quântica e para os estudos do universo e suas origens. Abaixo, o texto:

'...combinou a teoria da relatividade com a mecânica quântica para descrever as propriedades dos buracos negros. Hawking nasceu em Oxford, na Inglaterra. Embora tivesse aprendido a ler somente aos oito anos de idade e seu desempenho como aluno não fosse excepcional, Hawking decidiu tentar uma carreira em cosmologia, o estudo do universo como um todo. Freqüentou a Universidade de Cambridge e, pouco depois de seu 21º aniversário, recebeu o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como mal de Lou Gehrig. Os médicos não ofereciam cura ou tratamento para a doença. Apesar desse empecilho, ele continuou com seus estudos e recebeu o título de Ph.D. em 1966.
Em suas pesquisas, Hawking investigou os buracos negros, objetos muito mais densos do que qualquer coisa já estudada na física. Os buracos negros são formados por enormes estrelas que esgotam seu combustível nuclear e caem para um ponto de volume zero e densidade infinita. A velocidade de fuga em um buraco negro é maior que a velocidade da luz, portanto os buracos negros só podem ser detectados por seus efeitos gravitacionais sobre objetos próximos. Os físicos não tinham a matemática necessária para lidar com a matéria nessas condições. Hawking percebeu que, devido à grande massa dos buracos, a teoria da relatividade de Einstein tinha que ser usada, mas como seu tamanho era mínimo, eles também seguiam as regras de mecânica quântica.
Hawking indicou que os pequenos buracos negros talvez tivessem sido produzidos na época do Big-Bang – termo usado pelos cientistas para o momento em que o universo foi criado. Em 1974, seus estudos mostraram que a energia podia escapar dos buracos negros. Buracos negros menores podiam evaporar, e o processo era tão rápido que eles podiam explodir e emitir partículas na forma de radiação térmica – a chamada radiação de Hawking.'                              (www.ahistoria.com.br)

O download do documentário está aqui apenas redirecionado de seu site de origem. (em duas partes)
Links para download abaixo:
MEGAUPLOAD - Parte 1
MEGAUPLOAD - Parte 2

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''