Novidades no Blog - Estudantes de Música

''Quem tem medo da música clássica?''


Essa frase é ótima! Na verdade, este título... Esse era o título de um programa da TV Senado, comandado por Arthur da Távola.
A pergunta é: existem pessoas que tem medo da música? A resposta infelizmente é SIM.
Algumas pessoas são capazes de temer a música, não diretamente, mas por exemplo, quando tem de explicar algo relacionado a alguma caracteristica da música, ou mesmo algum teste ou prova (para músicos, ou estudantes de música).
Pensando nisso, preparei umas NOVIDADES para o Blog. Material em forma de textos explicativos e downloads, áudios rítmicos, melódicos, rítmo/melódicos, mais links para downloads. Tudo pode ser acessado pelas guias Material de Apoio, Downloads, e em destaques pelo Blog.


Todo o material é destinado à estudantes de música, que já tocam algum instrumento, ou já tiveram algum contato com música diretamente.
Qualquer dúvida pode ser postada em forma de comentário, assim como sugestão de outras coisas em que o blog possa ser útil a vocês.

5 comentários:

  1. Eu se fosse você tomava cuidado ao citar professores que escondem-se por trás de títulos estranhos ou duvidosos.
    Outra coisa Mariza Ramirez nunca foi ou será compositora, todos comentam que seu mestrado não contribui em nada, O mesma foi orientada pelo Roberto Saltini que responde a um processo por ter falsificado um doutorado inteiro, ele é muito comentado em faculdades como: USP, UNICAMP, ST. Marcelina e aqui na UNESP da qual ele foi expulso, até na Cantareira falam
    desse lamantável epsódio. Eu se fosse você tomava cuidado ao colocar certos nomes em seu 'curriculum'.

    Outra coisa é que não existe e nunca vai existir teoria da música, se a tal Ramirez publica livros de teoria musical, está bastante atrasada em conceitos. Conheci pessoalmente o professor de todo curso de composição dela; Ricardo Rizek que dizia que o fraco dela era não gostar de filosofia, por isso, ainda usa termos como 5ªs e 8ªs paralelas.

    A frustração dela como tentativa de composição surge quando ela tenta fazer uma peça para piano e como nunca iria conseguir tocar, convida um colega, aliás excelente, o pianista Rogério Zagui, para defender tal peça num concurso de música, enfim, não ficaram nem para o últimos lugares.

    A constituição do Brasil me garante direito de opinião.

    ResponderExcluir
  2. Você espera por aprovação do comentário, saiba que isso não é democrático, democracia é a nossa tentativa frunstrada, sem defender interesses externos, respeitando os direitos de opinião. Do contrário continuamos no mesmo lugar, inventando o que queremos ouvir, filtrando o que não nos interessa, colocando dois candidatos para prefeito sem outra opção, ou ser bancário em eleição ou ser obrigado a votar.

    Se você filtar meu comentário não contribuiu em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe 'anônimo', mas acho que você está um tanto equivocado. A filtragem dos comentários não são para que eu publique o que eu gosto, ou não, até porque este blog é um lugar para discussões também. A mesma constituição do Brasil me garante o direito de não publicar algo se for ofensivo, ou algo do gênero. Concordo que você possa não gostar dos métodos de ensino da 'Marisa', e também que se sinta ofendido quando eu defendo -aqui- o seu livro de 'teoria musical' (que é o nome que damos aos processos da escrita da linguagem musical); já que você se achou no "direito" de citar outros nomes aqui, inclusive um fato com o pianista Rogério Zagui, espero que não se importe se a professora Marisa resolver respondê-lo publicamente aqui no blog. Obrigado pelos comentários.

      Excluir

''A vida tem trilha sonora''