Falando de Música

O que é música?
Para entender o que é música é pertinente entender o que é som.
O que é som? A vida é som. Continuamente estamos cercados de sons (e ruídos) oriundos da natureza e das várias formas de vida que ela produz.
O som está por toda a parte: o borbulhar das águas, o ruído dos trovões, o sussurro das folhas ao vento, o canto dos animais...
O homem, por sua vez, fala e canta há milhares de anos e, graças ao seu ouvido maravilhosamente construído consegue perceber os diversos sons e ruídos que o rodeia.
Todos (salvo excessões) nascemos com capacidade musical: voz e ouvido.
A influência da música sobre a mente humana é sobremaneira grande. Para exprimir os sentimentos, o homem serve-se de sons e cria a música que o ajuda a exteriorizar a felicidade, a tristeza, o amor, os instintos bélicos, a crença em Deus, a dança e tudo mais que há em seu interior.
A partir dessas considerações; poderia-se dizer, de forma bastante ampla, que música é a arte de organizar os sons ; ou seja, a arte de manifestar os diversos afetos da alma humana mediante o som.
Porém, há um grande problema em definir o que seja música; pois definir implica também em limitar, e a música por sua vez não deve ser limitada.
Particularmente gosto muito de uma resposta dada por Kurt Pahlen* à um aluno seu, quando este o perguntou "- Que é a música?":
 "- A música é um fenômeno acústico para o prosaico; um problema de melodia, harmonia e ritmo para o teórico; e o desdobrar das asas da alma, o despertar e a realização de todos os sonhos e anseios de quem verdadeiramente a ama...".

*Kurt Pahlen (1907-2003), vienense de nascimento, foi compositor, regente e grande musicólogo, sendo que passou grande parte da sua vida na América do Sul e escreveu diversos livros sobre música (mais de 60 livros), entre eles o livro “História Universal da Música”.

Daniela Sancon.

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''