Alfred Newman

Músico, compositor e arranjador, Newman iniciou os estudos musicais muito cedo, sob o incentivo da mãe, Luba Kossakoff. Estudou piano com Alexander Lambert e Sigsmond Stojowski e, em Nova Iorque, estudou composição com George Wedge e Rubin Godmark. Foi um menino prodígio, aos seis anos já participava de recitais públicos e, aos oito anos, sob a direção de Paderewski, deu um concerto em Nova Iorque. Aos 12 anos tocou piano nas orquestras de Boston e New Haven, aos 16 anos iniciou a carreira de regente, dirigindo o primeiro dos "George White Scandals", peça musicada da Broadway na década de 1930.

Newman participou e dirigiu diversos espetáculos musicais da Broadway até 1929, e em 1930 foi para Hollywood, passando a estudar composição com Arnold Shoemberg e a fazer temas de filmes.
Em 1940, Newman assumiu a direção musical da Fox, criando o tema de abertura da própria produtora.
Newman musicou cerca de 200 filmes e recebeu 45 indicações para o Óscar (um recorde na categoria músicas, agora dividido com o compositor John Williams), foi ganhador nove vezes do Óscar; em 1940 chegou a ser indicado por quatro filmes diferentes. Entre 1938 e 1957, conseguiu a incrível marca de vinte anos consecutivos de indicações.
Pai dos compositores Thomas Newman e David Newman.


Downloads

20th Century Fox Fanfare (Alfred Newman 1954)
Airport love theme

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''