Trilha Sonora!



. . . Trilha sonora depende ou não de uma cena!? Ou ainda: que cenas necessitam ou não de trilha sonora?
De acordo com o grande compositor norte american John Cage, basta voce chegar em sua casa depois de um dia cansativo de trabalho, abrir a janela da sala, sentar no sofá, e finalmente apreciar a ''trilha sonora natural'', ou a parafernalha de massa sonora produzida pelo homem no dia a dia. CONFUSO? Imagine só: John Cage se tranca numa sala totalmente lacrada, onde os únicos sons que pode ouvir são as batidas do seu coração e suas artérias pulsando...
      Mas não é sobre John Cage que eu quero falar hoje, e tampouco sobre qualquer outro compositor. O assunto aqui é 'O que é a trilha sonora na nossa vida'? Existe uma música que permeia nossa curta estada na terra? Muitos diriam que sim, baseados talvez na mesma idéia de John Cage - de sua trilha sonora natural. Desta forma, desde quando ela existe? Desde o início de tudo, obviamente. Que início, não importa agora.
      Pois bem, desde o início temos uma produção constante de sons, sejam eles das arvores, pelo soprar dos ventos, ou no mar, com as correntezas contraladas pela Lua. Não podemos nos esquecer da chuva, que atinge a Terra, o mar, as florestas, e tudo mais que existe no nosso planeta. Tudo muito bem explicado e melhor ainda compreendido, mas existe um furo nessa teoria, e é puramente MUSICAL: o próprio fato de ser musical é que é o furo desta idéia.
     Ora, a música é uma arte temporal, ou seja, uma arte que se limita ao tempo, e não estou me referindo ao tempo musical (que já foi discutido aqui, por mim, em outra postagem). Isso significa que a música só pode existir quando há um interprete e um ouvinte. Se deixarmos a música escrita ali, parada, é apenas grafia, desenho, imagem, como preferirem. Diferente da pintura que com ou sem o homem, ela continua sendo a mesma coisa, imutável.
     A conclusão se pode tirar de tudo isso:
        ' Ao mesmo tempo que a música sempre acompanhou o homem, direta ou indiretamente, mesmo que disfarçada pelas magnificas imagens que a natureza nos proporciona. Mas é certo que houve sim, um momento, na histório do Universo, onde não havia corpos celestes, seres para conviverem entre si ou assistirem ao show da Natureza. Logo, eu concluo que apenas ''um som'' existiu e ainda existe: O SILÊNCIO. '

O silencio é a massa sonora que mais ouvimos em toda a nossa vida, desde crianças até idosos convalecentes. Somos tão ligados a ele que nem notamos a sua presença.
Pra mim, o silencio é o som de tudo aquilo que não conseguimos dizer nem pensar, somente sentir.

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''