TEORIA MUSICAL - AULA 1

Olá a todos!

Hoje iniciaremos nosso curso de teoria musical.
A príncipio, algumas coisas que vc deve ter em mãos para exercícios e anotações: caderno (de preferencia, caderno de musica); caneta ou lapis.

Aula 1

A música foi, e ainda é um grande misterio quando tentamos explica-la ou dar a sua definição. Com palavras, é impossível dizer como ela se manisfesta, ou o que ela causa no ser humano quando a ouvimos.
É fato que hoje, temos um contato diário e constante com a música, tanto em forma de entretenimento, como também em forma de arte, ou até mesmo publicitaria. Mas nem sempre foi assim.
Nos primordios das descobertas musicais, a música não era considerada nem arte, nem entretenimento, mas sim um forma de comunicação com Deus e outras divindades. Portanto, é muito claro que a música, como a conhecemos hoje, origina-se de experiencias religiosas. E o que este fato tem a ver com esta aula? Muito simples!
Sabendo que a música iniciou-se como uma experiencia religiosa, é possivel compreendermos ou até imaginarmos como poderia ''soar'' essa música. Vamos pensar um pouco: o homem possui seus hábitos, costumes,que se resumem basicamente em como conseguir comida pra sobreviver, ou seja, caçar; também é um explorador exímio, pois tem de conhecer bem o territorio onde ele habita pra poder ''dominar'' as coisas que estao a sua volta. Desta forma, o homem interage diretamente com a natureza, que é a fonte inesgotavel de música existente na terra. O homem ve o castor batendo seu rabo no tronco de árvore; ouve os passaros assoviarem sons muito agudos e cantos complexos; observa a cascavel fazer barulho com seu chocalho. Tudo isso dá idéias a ele. Ele começa a imitar esses sons e a criar objetos que reproduzem esses sons.
Assim, o homem percebe que está agora mais perto da natureza, esta ligado a ela de alguma forma e percebe que desta forma esta tambem ligado a Deus, já que Ele criou a natureza, e por conseguinte, a música. Então o homem procura de todas as formas aperfeiçoar estes experimentos sonoros até que chega a conclusoes como: sons mais organizados, mais faceis de serem produzidos, e ate mesmo o registro desta música. Assim, temos então a historia da música começando. As primeiras idéias musicais e teorias surgem em decorrencia de uma 'aproximação' do homem para com Deus.
É muito provavel que os primeiros intrumentos ou experiencias musicais tenham sido os intrumentos de percussão. Sendo assim, iniciaremos esse curso como uma descoberta musical: buscaremos entender a teoria musical na sua forma mais simples, como o homem a descobria a milhares de anos atras. E seguindo a possível ordem desta historia da música, trataremos do ritmo musical e suas figuras escritas.

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''