AULA 2

O Ritmo!

Hoje, em continuação a nossa aula sobre o ritmo, falaremos da ultima coluna do seguinte desenho:


Como foi dito na primeira aula, a primeira e segunda colunas são as figuras ritmicas, ou seja, figuras que usaremos para escrever a parte ritmica da música, sendo a primeira coluna as figuras que indicam os ''sons'' e a segunda coluna as figuras que indicam os momentos de ''silencio''.
Na terceira coluna temos os nomes das figuras.

Já a quarta coluna é um pouco mais complicada.
Quando falamos de ritmo, estamos tratando da parte temporal da música, ou seja, a parte da música que trabalha com o tempo. Pois bem! Antes de mais nada vamos deixar claro que nenhuma figura tem um tempo predeterminado. A unica relação que temos de tempos é de forma proporcional.
Observe o desenho a seguir:


Observe que este circulo está inteiro, portanto, esta representando somente uma parte dele mesmo. Agora observe este outro desenho:


Veja! O primeiro circulo do desenho acima esta dividido ao meio, e assim, mostrando duas partes do inteiro. Ou seja, temos o inteiro dividido em duas partes. Logo, representamos ele pelo numero dois. E assim ocorre com os outros circulos: quatro partes do inteiro, portanto, numero 4. E assim por diante!

É isso que ocorre com as figuras ritmicas: não sabemos o valor exato de cada uma, mas sabemos o valor delas em relação à elas mesmas. E é isso o que diz a quarta coluna da nossa primeira figura:

Assim fica as figuras e suas representações:
  • Semibreve - é representada pelo número 1 um porque vale o inteiro, ou seja, ela sempre terá o maior valor numa musica, durará o maior tempo.
  • Minima - é representada pelo número 2 e vale a metade do valor da semibreve.
  • Seminima - é representada pelo número 4 e vale a metade do valor da minima.
  • Colcheia - é representada pelo número 8 e vale a metade do valor da seminima.
  • Semicolcheia - é representada pelo número 16 e vale a metade do valor da colcheia.
  • Fusa - é representada pelo número 32 e vale a metade do valor da semicolcheia.
  • Semifusa - é representada pelo número 64 e vale a metade do valor da fusa.

Agora é só estudar as figuras e suas representações. Mais a frente, entederemos para que serve essas representações numericas e quando as usaremos.

Boa semana e bons estudos. Música é Vida!

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''