AULA 1

O Ritmo!


Ritmo, em música, é a organização temporal dos acontecimentos musicais, ou seja, é a distribuição ordenada dos tempos de cada som e nota musical.

No início, o ritmo era um problema quando tinha de ser passado pra outras pessoas porque a escrita musical não era precisa em relação aos tempos das notas. Hoje, com o avanço da técnica da grafia musical, é possível escrever quase tudo que se pensa em música.


Para iniciarmos nosso estudo do ritmo, vamos conhecer as figuras ritmos (notas que representam ritmo).


Na figura acima, temos 4 colunas, mas vamos falar da primeira coluna.

Na primeira coluna temos as figuras musicais, ou as figuras ritmicas, como são chamadas. Estão nesta ordem, de cima pra baixo: SEMIBREVE, MINIMA, SEMINIMA, COLCHEIA, SEMICOLCHEIA, FUSA E SEMIFUSA.

Cada uma dessas figuras representa um valor musical, ou, um tempo musical.

Na segundo coluna temos o que chamamos de pausas. As pausas são figuras que possuem o mesmo valor ou tempo das suas respectivas figuras ritmicas, mas ao inves de representarem um som, elas representam um momento de silencio durante a música.

A terceira coluna é o nome das figuras ritmicas e das pausas. (O nome das pausas leva o nome da sua nota respectiva. Ex.: Pausa de semibreve, pausa de minima, etc.)

Essa aula acaba aqui. Treine as figuras desenhando-as no caderno de musica. Faça de acordo com o tamanho que a figura mostra. Repita o desenho varias vezes para ficar familiarizado com as figuras e pausas.

Bons estudos e lembre-se, 'Música é Vida'.

0 comentários:

Postar um comentário

''A vida tem trilha sonora''